quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

“Uma Trajetória Ambientalista: Diário de Paulo Nogueira-Neto”

 





PN-Neto e eu
Foi uma grande honra prestigiar o lançamento da publicação de Paulo Nogueira-Neto. Também, oportunidade de revê-lo pessoalmente após 05 anos, quando da ocasião da Semana da Mata Atlântica, em Campos do Jordão/SP. Que venham os próximos encontros com a sabedoria, experiência e vivência deste gigante ambientalista!

Razões para escrever não faltam a Paulo Nogueira-Neto, com um diário de 880 páginas, registra sua trajetória que se confunde com a história ambiental do Brasil. “Uma Trajetória Ambientalista: Diário de Paulo Nogueira-Neto” foi lançado em 29 de novembro no Espaço de Eventos da FIESP, em São Paulo.

Nogueira-Neto é considerado o primeiro ambientalista do Brasil, dirigiu a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema) do governo federal (1974 a 1986) e criou 26 estações e reservas ecológicas. Atualmente, é membro do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, entre o exercício de muitas outras funções em prol da causa ambiental.

O ambientalista participou da Comissão Brundtland para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais.

“Uma Trajetória Ambientalista: Diário de Paulo Nogueira-Neto”, da Editora Editare, reúne anotações feitas pelo cientista nos últimos 30 anos, documentando os principais acontecimentos do setor ambientalista no Brasil e no mundo, nos últimos 40 anos. Como a criação das primeiras leis e instituições brasileiras ambientais, tratados, conferências internacionais, bem como diálogos, pontos de vista e discussões acerca da natureza e do desenvolvimento sustentável.

A publicação mostra um pouco da trajetória científica e política de Paulo Nogueira Neto, que contribuiu significativamente para o estudo do comportamento das abelhas indígenas sem ferrão e, também, foi o mentor da lei da Política Nacional de Meio Ambiente. (Fonte: Planeta Sustentável)
 
Simpático e solicito, na noite de autógrafos, Nogueira-Neto esteve a todo o momento autografando sua obra para dezenas de admiradores que alimentavam constante fila. Houve uma breve pausa para o cerimonial do lançamento do livro quando foi exibido um vídeo do autor contando sobre a obra, seguido de considerações expostas por parceiros e colaboradores do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário